5 linguagens do amor? Isso mesmo!
Você sabia que a linguagem do amor não é única?
Hoje, o Blog da Gina, vai falar sobre esse tema e demonstrar que não há apenas uma forma de se falar a língua do amor e sim, que é possível expressar este sentimento através de 5 formas distintas.
Vamos nos basear no livro “As Cinco Linguagens do Amor”, do especialista Gary Chapman, lançado em 1992 e explicaremos tudo que você precisa saber sobre este tema.
Para iniciarmos temos que entender que, quando falamos em linguagem, de um modo em geral, estamos nos referindo a forma como nós produzimos, compreendemos e desenvolvemos a comunicação com outras pessoas, como uma dança, por exemplo.
O amor está no ar, então pegue a sua caneta, o seu cafezinho e anote, com muita atenção, o que será dito aqui.
Se você conseguir identificar a sua linguagem do amor e a do seu parceiro, garantimos que seu relacionamento será muito mais tranquilo e prazeroso.
Veja o que terá nesse artigo:
Não Negligencie a sua Comunicação
Nós do Blog da Gina sempre alertamos sobre a importância de um bom diálogo dentro do relacionamento e o quanto ele é fundamental para que a vida a dois dê certo, mas além de um diálogo amplo e aberto é importante entender também o outro, pois ninguém é igual ou perfeito.
É importante destacar que cada pessoa tem uma forma de demonstrar o seu amor e, dificilmente a sua maneira de expressar será a mesma da do seu companheiro.
Portanto, sabendo identificar o seu tipo de linguagem e do seu parceiro, você terá uma comunicação muito mais fluida e tranquila dentro do seu relacionamento e, consequentemente, ele irá melhorar.
Não negligencie a sua comunicação e tente entender a forma do outro de demonstrar aquilo que sente.
As 5 Linguagens Do Amor
Quando falamos em linguagens do amor, não estamos nos referindo a uma forma de expressão que só existe dentro de relacionamentos.
Ela pode ser identificada em outros setores da vida como, por exemplo, na criação de filhos.
Segundo Gary Chapman são cinco as linguagens do amor:
- Palavras de afirmação;
- Tempo de qualidade;
- Presentes;
- Atos de serviço; e
- Toques físicos.
Vamos falar um pouco sobre cada uma delas para que vocês entendam todas elas e saibam identificar como elas funcionam e podem ajudar na construção de um relacionamento mais saudável.
Palavras de Afirmação
Essa primeira linguagem do amor é de fácil entendimento pela forma como foi denominada.
Ou seja, a pessoa que utiliza-se desse tipo de linguagem é aquela que expressa todo o seu amor e afeto através da palavras.
Mas palavras de afirmação não são utilizadas somente para expressar o amor, elas são utilizadas também na outra ponta.
Existem pessoas que só se sentem amadas quando são elogiadas e incentivadas.
É simples melhorar o dia de uma pessoa que tem essas características, basta um bom elogio matinal e um belo reconhecimento das suas atitudes para que ela se sinta amada.
“Um bom elogio pode me manter vivo durante dois meses”. – Mark Twain
Alguns exemplos de palavras de afirmação:
- “O jantar está uma delícia.”
- “Você ficou muito bonito nesse vestido.”
- “Você é muito bom nisso.”
- “Vai dar tudo certo.”
- “Obrigada por ter jogado o lixo fora.”
Gary Chapman diz que, nesse tipo de linguagem do amor o objetivo não é conseguir algo que deseje, mas fazer alguma coisa pelo bem-estar daquele a quem ama.
Anotaram a dica?
Se, das cinco linguagens do amor, essa fora a do seu companheiro saiba sempre elogiá-lo e encorajá-lo.
Tempo de Qualidade
Das cinco linguagens do amor, essa é a que diz respeito ao tempo de qualidade e está ligada ao tempo em que você se dedica a outra pessoa.
Mas calma, não é simplesmente tirar um tempinho para estar e ficar com aquela pessoa. Tem uma palavra aí muito importante: qualidade.
Pessoas que tem tempo de qualidade como sua linguagem de amor estão em busca de qualidade de tempo e não de quantidade de tempo.
Se o seu namorado, por exemplo, for o tipo de pessoa que está dentro dessa característica, nunca demonstre que você não está focada nele e que não o conhece bem.
Tire aquele momento com ele para se dedicar exclusivamente a vocês, esquecendo qualquer outra coisa que o faça sentir que ele não é o centro da sua atenção. Ele precisa sentir e saber que você está ali com ele de corpo e alma. Esqueça todo o externo, largue os celulares, viva aquele tempo somente com ele.
Presentes
Calma, calma! A pessoa que tem essa linguagem do amor não quer alguém com o bolso recheado para enchê-la de presente, muito pelo contrário.
A pessoa que tem o presente como a linguagem do amor, que se sente amada através desse gesto, não se importa com o valor do que irá receber e sim com o simbolismo daquele presente.
O presente pode ser um simples desenho ou uma simples flor retirada de um canteiro da rua. O importante é que esse presente demonstre o quanto ele foi lembrado e o quanto é amado, através de um simples gesto.
Atos de Serviço
Quando falamos na linguagem do amor, referente atos de serviço, estamos dizendo que a pessoa se sente amada quando alguém cuida dela, quando alguém faz algo por ela .
Pode ser um simples ato de fazer um almoço, lavar um louça ou arrumar os brinquedos das crianças.
O que importa é que essa pessoa sinta que está sendo cuidada.
Mas cuidado, não confunda ato de servir com ser capacho ou submissa.
Toques Físicos
A quinta e ultima linguagem do amor talvez seja a mais conhecida de todas. Isso porque é a forma mais fácil de demonstrar carinho e cuidado e expressar o quanto se ama alguém.
Pessoas que precisam do toque físico para se sentirem amadas geralmente tem tendência a sinestesia e seu encontro perfeito pode se resumir a um filme abraçadinho com uma bela taça de vinho.
Se você está em um relacionamento com uma pessoa que tem o toque como linguagem lembre-se sempre de abraçá-la ou beijá-la e não esqueça daquela deliciosa massagem nos pés.
“Se a primeira linguagem do amor de seu cônjuge for o “Toque Físico”, nada será mais importante do que abraçá-la(o) quando ela (ele) chorar. “- Gary Chapman.
Viram como é importante conhecer o seu parceiro e saber o que ele gosta para não haver problema na comunicação de vocês?
Portanto, agora que você já identificou qual o seu tipo de linguagem do amor e a do seu companheiro, saiba usá-la de forma correta para que consiga construir um relacionamento feliz e saudável.
0 Comentários