Aproveite Nossa Promoção de Black Friday do E-Book!

Clique Aqui!


	

Infecções sexualmente transmissíveis: quais são as principais e como evitar

Escrito por Redacao blog da Gina
em Agosto 17, 2021

Insira seu e-mail para receber

Baixe gratuitamente: 10 Dicas Para Mulheres Arrasarem na Cama

Infecções sexualmente transmissíveis: quais são as principais e como evitar
Compartilhe Este Artigo!

Coceiras, vermelhidão e inchaço nos órgãos genitais são um alerta vermelho para os sintomas das infecções sexualmente transmissíveis

Conhecidas até pouco tempo atrás como DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), as IST, como agora são chamadas, mudaram de nome justamente para enfatizar o alto risco de transmissão sem proteção.

Quer descobrir os tipos, modos de transmissão, tratamento e, principalmente, como se prevenir?

Confira o texto a seguir!

O que são infecções sexualmente transmissíveis?

Mulher jovem com dúvida sobre o que são infecções sexualmente transmissíveis.

As infecções sexualmente transmissíveis (IST) são doenças infecciosas causadas por vírus, bactérias e outros microrganismos, como fungos, por exemplo.

As IST são transmitidas principalmente por relações sexuais (vaginal, anal e/ou oral) com pessoas contaminadas e sem uso de preservativo.

A transmissão de IST também pode acontecer entre mãe e filho durante a gestação, parto e amamentação. 

Há outras maneiras de contrair IST, apesar de menos comuns, como é o caso do compartilhamento de seringas entre usuários de drogas, simples contato de mucosas ou pele lesionada com secreções corporais de contaminados.

As infecções sexualmente transmissíveis são consideradas doenças graves, não só pelo risco de transmissão e contágio, mas, sobretudo, pelas consequências que elas trazem à vida da pessoa contaminada.

Dentre as principais complicações de saúde, podemos citar desde simples coceiras, desenvolvimento de câncer e, em casos mais graves, até a morte. 

Quais são as principais infecções sexualmente transmissíveis?

Atualmente, há cerca de 13 infecções sexualmente transmissíveis, causadas principalmente por vírus e bactérias. 

Aqui, citaremos as 6 principais que você deve se preocupar:

HIV / AIDS 

O vírus da imunodeficiência humana (HIV), também conhecido como AIDS, é responsável por suprimir e agredir o sistema imunológico.

Como a AIDS é transmitida?

A AIDS é transmitida através de relações sexuais (vaginal, oral e/ou anal) sem camisinha, entre mãe e filho durante a gestação, parto e amamentação. 

O uso de seringas infectadas, geralmente utilizadas por usuários de drogas, também é uma porta de entrada para o vírus no organismo humano. 

Sintomas da AIDS

Os principais sintomas da AIDS incluem febre, dor de cabeça, sensibilidade à luz, dor de garganta, vômitos, suores e diarreia. 

Tratamento da AIDS

Até o momento, a AIDS não tem cura. O tratamento consiste em medicamentos que combatem o vírus e fortalecem a imunidade, além de controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do portador da doença.

Como prevenir a AIDS?

A prevenção da AIDS é feita com uso de preservativos (masculino e feminino).

Sífilis

A sífilis é considerada uma infecção sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pallidum.

Como a Sífilis é transmitida?

A sífilis é transmitida principalmente por relações sexuais desprotegidas (vaginal, oral e anal).

A doença também pode ser transmitida entre mãe e filho durante a gestação, parto e amamentação, trazendo graves consequências como má formação do feto, aborto prematuro e morte ao nascer.

Sintomas da Sífilis

A sífilis se manifesta em três etapas. A primeira entre 7 e 20 dias após a relação sexual ou contato com material infectado, apresenta pequenas feridas, ínguas e caroços na região da virilha e nos órgãos sexuais.

Esses primeiros sintomas não apresentam dor, coceira, ardor ou qualquer outro incômodo, podendo desaparecer espontaneamente. 

No entanto, em pouco tempo ela retorna com sintomas mais agressivos, como manchas e vermelhidão no corpo todo, além de queda de cabelo. Mais uma vez, esses sintomas tendem a desaparecer sozinhos. 

E nesse ponto que a sífilis acaba sendo perigosa. Afinal, parece que a doença foi embora por não haver sintomas.

O grande perigo da sífilis está na terceira vez em que a doença ataca o organismo.

Nessa terceira onda, que pode levar anos para aparecer, surgem complicações severas, como cegueira, paralisia, doenças cerebrais, paradas cardíacas e até mesmo a morte.

Tratamento da Sífilis

A sífilis tem cura, desde que tratada adequadamente, incluindo os parceiros sexuais. O tratamento da sífilis inclui injeções e outros medicamentos indicados pelo médico.

Como prevenir a Sífilis?

O uso de camisinha em todas as relações sexuais é o meio mais seguro de se proteger contra a sífilis. 

HPV

HPV é a sigla em inglês para Papiloma Vírus Humano. Essa é uma das infecções sexualmente transmissíveis mais comuns e perigosas que existem. 

Como o HPV é transmitido?

O HPV é transmitido através de relações sexuais sem camisinha ou entre mãe e filho durante a gestação, parto e amamentação.

Sintomas do HPV

O HPV manifesta-se no organismo por verrugas que aparecem em todo o corpo, em especial na região genital e no ânus. O HPV também pode provocar câncer.

Tratamento do HPV

O HPV não tem cura. Atualmente, os procedimentos médicos adotados incluem cauterização e congelamento das verrugas, além do uso de medicamentos tópicos antitumorais. 

Como prevenir o HPV?

O HPV deve ser prevenido com o uso de camisinha. Para alguns HPVs é possível realizar a prevenção com vacinas.

Como usar uma camisinha feminina.

Gonorreia

A gonorreia é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, conhecida popularmente como gonococo. Se não for tratada corretamente, a gonorreia pode provocar infertilidade.

Como a gonorreia é transmitida?

A gonorreia é transmitida pelo contato sexual sem uso de camisinha, além de também ser passada de mãe para filho durante a gestação e parto. 

Sintomas da gonorreia

Os sintomas da gonorreia incluem corrimento amarelado com aparência semelhante a pus, ardor e queimação ao urinar, sangramento vaginal fora do período menstrual, dor na relação sexual, bolinhas na boca e dor abdominal.

Tratamento da gonorreia

A gonorreia tem cura e é tratada com antibióticos

Como prevenir a Gonorreia? 

A única forma de evitar a gonorreia é usando camisinha.

Herpes genital

A herpes genital é uma infecção sexualmente transmissível muito comum no Brasil. Estima-se que mais de dois milhões de pessoas sejam contaminadas anualmente pela doença.

Como a herpes genital é transmitida? 

A herpes genital é transmitida durante relações sexuais sem camisinha ou entre mãe e filho no momento da gestação, parto ou amamentação.

A doença pode ser transmitida mesmo quando não está ativa no organismo. 

Sintomas da herpes genital

Os sintomas da herpes genital são dolorosos e incluem pequenas bolhas que causam ardor e queimação nos órgãos genitais, além de dor ao urinar e até mesmo febre. 

A herpes não tem cura e os sintomas aparecem e desaparecem, especialmente quando a imunidade está baixa. 

Tratamento do herpes genital

O tratamento do herpes é realizado com medicamentos antivirais para controlar e amenizar os sintomas.

Como prevenir a herpes genital? 

A camisinha em todas as relações sexuais (vaginal, oral e/ou anal) é a maneira mais eficiente de prevenir a herpes.

Hepatite B ou C

A hepatite é uma doença provocada por vírus e pode se manifestar sob as formas A, B ou C.

No entanto, a única considerada IST é a hepatite B, já que a transmissão sexual da hepatite C é muito rara. 

Como a hepatite B ou C é transmitida?

A hepatite B é transmitida por relações sexuais desprotegidas. Já a transmissão da hepatite do tipo C ocorre através do contato com o sangue de pessoas contaminadas, como no caso de compartilhamento de seringas e da realização de piercings e tatuagens com materiais não esterilizados.

Sintomas da hepatite

A hepatite é considerada uma doença silenciosa, visto que dificilmente apresenta sintomas, principalmente em sua fase inicial. Em razão disso, o diagnóstico acaba sendo tardio, dificultando o tratamento.

De modo geral, pacientes com hepatite costumam apresentar sintomas como cansaço, tontura, enjoo e amarelamento da pele e dos olhos. 

Em estágios mais avançados, a hepatite pode levar a quadros de cirrose e câncer no fígado. 

Tratamento da hepatite

O tratamento da hepatite inclui medicamentos antivirais, mas depende, sobretudo, do tipo de hepatite e do estágio em que a doença se encontra. 

Como prevenir a hepatite?

Para prevenir a hepatite B é imprescindível o uso de camisinha em todas as relações sexuais. Também é importante tomar a vacina contra a Hepatite B disponível gratuitamente na rede pública.

Como fazer o diagnóstico de IST?

O diagnóstico de qualquer IST é sempre realizado em ambiente médico a partir de anamnese e exames laboratoriais. 

Como fazer o tratamento das ISTs?

Seringa, preservativo e remédios em cima de uma mesa verde.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito para todas as ISTs

Caso você suspeite que está com alguma infecção sexualmente transmissível ou tenha feito sexo sem camisinha nas últimas 72 horas, procure uma Unidade Básica de Saúde quanto antes.

O parceiro sexual também deve ser tratado. No período do tratamento, é recomendado evitar fazer sexo e, caso tenha, apenas com camisinha.

Também é importante não tomar medicamentos por conta própria, apenas aqueles indicados pelo serviço de saúde. O tratamento deve seguir até o fim, mesmo que os sintomas iniciais tenham desaparecido. 

Novos exames serão solicitados após o tratamento para realizar o controle e confirmar a cura da doença.

Conclusão

A maneira mais eficaz de prevenir ISTs é usando camisinha em todas as relações sexuais (anal, vaginal e/ou oral).

Também é fundamental evitar o compartilhamento de materiais perfurocortantes, como seringas, agulhas e até mesmo instrumentos de manicure.

Com a prevenção e o tratamento precoce adequado, é possível viver uma vida sexualmente ativa e protegida de todas as infecções sexualmente transmissíveis. Fica a dica!

LEIA TAMBÉM:  Abacaxi deixa o sêmen mais doce?

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

10 Dicas Para Mulheres Arrasarem na Cama

Baixe Agora Nosso E-Book Gratuitamente!

Milhares de leitoras aqui do Blog já baixaram e estão aproveitando todas as dicas...

100% Seguro e Livre de Spam!