Engolir esperma faz mal?

Escrito por Redacao blog da Gina
em janeiro 6, 2022

Insira seu e-mail para receber

Baixe gratuitamente: 10 Dicas Para Mulheres Arrasarem na Cama

Engolir esperma faz mal?
Compartilhe Este Artigo!

Uma das maiores dúvidas das mulheres que praticam sexo oral em seus parceiros é se engolir esperma faz mal.

Em contrapartida, uma das grandes fantasias sexuais do homem é exatamente ver suas parceiras, completamente lambuzadas e vê-las bebendo o esperma.

Mas ainda, são poucas aquelas que engolem, seja por nojo ou medo de não saberem terão algum tipo de reação física, alérgica ou até mesmo engravidar, se consumirem o líquido do gozo masculino.

Há também, aquelas que fielmente acreditam que esperma engorda, pois tal líquido possui enorme quantidade proteínas e com isso níveis calóricos.

Para tantas dúvidas e tantas oportunidades em ter prazer, o ideal é conhecer exatamente o que é o esperma, seus componentes e a partir disso definir benefícios e malefícios.

O Que é o Esperma?

O sêmen ou esperma é uma secreção de cor branca ou amarelada produzida pelos homens com a finalidade de fazer o transporte de espermatozoides até o óvulo feminino.

Para conhecimento, em torno de 15% do sêmen ejaculado é de espermatozoides e o restante é composto por proteínas, ácidos não nocivos, açúcar e líquidos produzidos pela próstata e vesículas seminais.

Para ser bem detalhista e cheio de informação, como só o Blog da Gina consegue ser o líquido seminal contém vitaminas (B12 e C), minerais (cálcio, magnésio, fósforo, potássio e zinco), sódio, colesterol, proteínas e açúcares.

Porém, para que o esperma esteja com estes componentes, ou seja, saudável, é preciso que o homem também esteja com a saúde em dia.

Qualquer alteração hormonal ou doença, principalmente nutricional, poderá alterar esta composição, trazendo inclusive, infertilidade ou redução dos espermatozoides.

O sabor do sêmen, normalmente é neutro ou levemente adocicado por conta da presença de frutose em sua composição e também, pode ser alterada por algum problema na saúde do homem.

Já o cheiro do esperma muitas vezes é semelhante a água sanitária ou ao cloro e isso se deve pelos seus componentes, porém, não é nada forte.

Muitas vezes é até imperceptível.

Com essas informações preliminares, chegou a hora do Blog da Gina explicar tudo que pode acarretar em malefícios ou benefícios e desvendar de vez se engolir esperma faz mal.

Engolir Esperma Faz Mal À Saúde?

Como vimos a composição proteica do esperma, não há qualquer indicio de que engolir esperma faz mal a saúde, porém também não se comprova que faz bem.

Isso porque, os índices nutricionais do sêmen são muito baixos e não se comparam aos alimentos que consumimos, por isso é difícil ter alguma comprovação cientifica de benefícios.

Para se ter melhor entendimento o a composição do esperma é, feita, principalmente, por uma mistura de 3 diferentes tipos de secreções, que são produzidas em diferentes partes do sistema reprodutor masculino.

São elas:

  • Líquido e espermatozoides, dos canais deferentes e testículos;
  • Líquido seminal, produzido nas vesículas seminais;
  • Secreção prostática, produzida na próstata.

Logo não sendo possível fazer nenhum mal a quem o ingere.

Sémen é sujo?

O que é chamado de sêmen sujo é aquele que vem com coloração, odor e até sabor diferente do normal.

O esperma não tem sujeira nenhuma, o que ele carrega é o traço de infecções, como prostatite ou uretrite, caso o homem não esteja saudável.

Quando isso ocorre, o homem sente muita dor ao ejacular, o esperma muda de cor, e, nesse caso, temos um esperma escuro, podendo inclusive apresentar sangue no esperma e tem forte odor.

É claro, que quando isso estiver ocorrendo, não deverá engolir o sêmen e nem transar sem preservativo.

Há Transmissão De Doenças Sexuais Ao Engolir O Esperma?

Assim como no caso anterior, se o homem for portador de doenças sexualmente transmissível, então o esperma é transmissor, sim destas doenças e fará mal a parceira, a infectando.

Segundo o Dr. Alex Meller, professor da disciplina de Urologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e membro do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein (SP): “Qualquer tipo de relação sexual pode transmitir doenças, e com a oral não é diferente”

Se o homem for portador do vírus do HIV, ureterite como gonorreia ou Clamídia, além do esperma, é possível contaminar através do contato da secreção com a mucosa da boca.

No caso de outras infecções, a chance de transmissão é pequena, porém não impossível, já que o esperma vai para o estômago.

De qualquer forma, recomendamos que haja sempre confiança e transparência na relação amorosa e sexual, informando a parceira de haver alguma doença ou até mesmo a suspeita.

Além disso, se não há conhecimento do parceiro, como no caso de apenas transar em uma noite, use preservativo, sempre, evitando qualquer problema futuro.

Alergia ao Esperma

Isso sim é uma verdade.

Há pessoas que possuem alergia a secreção do sêmen.

Esta alergia ocorre porque o esperma é altamente proteico e tem tantas substâncias que podem gerar um processo alérgico em pessoais mais sensíveis a estes elementos.

Porém, é mais normal ocorrer processos alérgicos durante o sexo anal ou vaginal, mas pode acontecer no oral.

Entre os principais sintomas de uma reação de alergia pelo sêmen está vermelhidão no local de contato com o líquido, coceira, queimação e/ou inchaço nos locais onde o fluído encostou.

Em casos mais graves, provoca diarreia e até dificuldade para respirar, com fechamento da glote.

Engolir Esperma Engravida?

Apesar do sêmen ter muitos espermatozoides em sua composição, quando engolido, ele segue para o sistema digestivo, ou seja, estômago e não para o óvulo.

Durante este percurso, eles morrem e por conta disso não há qualquer risco de gravidez.

Exceto pelo ato do sexo vaginal, não há outra forma de contrair gestação.

Muita gente tem dúvida, se o líquido seminal engravida, aquele que sai antes da ejaculação masculina.

Teoricamente esse líquido seminal, por si só, não contém espermatozoides, então é raro ocorrer gravidez, quando ele for liberado dentro da parceira, durante a penetração do pênis na vagina.

Engolir Esperma Engorda?

Como o esperma contem em sua composição, um tipo de açúcar chamado frutose, que é o mesmo encontrado em algumas frutas, muita gente acha que ele engorda.

“Ele até tem um pouco de caloria, só que a quantidade que será consumida é tão pequena que não será suficiente para ganhar uns quilos”, diz Zylbersztejn

Isso não é verdade. Todos os componentes que estão na secreção masculina se apresenta em baixa composição, não influenciando em nada o aumento de peso.

LEIA TAMBÉM:  Meu Marido me Traiu, Devo Perdoar? Veja 2 Casos Famosos de Traição e Perdão.

O homem possui em uma ejaculação o equivalente a uma colher de chá (entre 2 ml e 5 ml), e esse volume tem cerca de 10 calorias apenas.

Desta forma, para engordar, seria preciso ingerir muito, mas muito esperma.

Características Do Esperma

Como explicamos, engolir o esperma de um homem saudável não há qualquer problema, porém há casos em que realmente podem ser prejudiciais à saúde da parceira, se ingerido.

Logo após a ejaculação o sêmen é heterogêneo, já que se encontra coagulado. A consistência viscosa e espessa serve para auxiliar a aderência do esperma no útero, facilitando a sua fecundação.

Por isso, o Blog da Gina, trouxe os principais características do esperma. Dessa forma, você conseguirá identificar quais não estão saudáveis.

Porém não é por isso que não podem ser engolidos.

Além disso, quais não devem em hipótese nenhuma ser consumido e se evitar até mesmo ter contato com a pele da parceira, sendo imprescindível o uso da camisinha.

Em casos mais extremos, até que o homem esteja em tratamento ou com este finalizado, fazer a abstinência sexual.

Como informação, o esperma normal e saudável tem um aspeto esbranquiçado e viscoso, que vai se tornando mais líquido após a ejaculação.

Caso o homem esteja sem ejacular por alguns dias, a cor do sêmen pode variar ligeiramente, podendo ficar mais amarelado.

Esperma ralo

Pode engolir o sêmen, sem nenhum problema. O esperma ralo não indica qualquer doença, muito menos infertilidade, como muitas pessoas acham.

Inclusive, a única forma de saber se um homem é estéril é através de um exame específico chamado espermograma, que irá demonstrar a quantidade e a qualidade dos espermatozoides presentes no esperma.

O esperma ralo pode ser consequência do homem já ter ejaculado muitas vezes.

Esperma viscoso ou grosso

Sim, pode, porém, esse pode ser um indício de algum alteração na próstata e é indicado que o homem procure seu médico ou um urologista.

Normalmente, na primeira ejaculação, o esperma sai mais consistente, porém se isso é uma constante, deve ser avaliado por um especialista.

Mas em nada interfere ou transmite doenças, fazendo mal a parceira, então não há qualquer empecilho de ingestão.

Inclusive aqueles indivíduos que estão desidratados ou ingerem pouco líquido, possuem o esperma mais viscoso e grudento.

Esperma amarelado

A cor ideal do sêmen é transparente ou branco leitoso, ou seja, quando o seu tom é amarelado, significa que algo não está funcionando normalmente.

Normalmente somente o tom amarelado não indica que haja algo sério e por isso não há qualquer problema em engolir.

Porém, se esta tonalidade estiver acompanhada de outros sintomas associados, como dor nos testículos, dificuldade de urinar e febre, aí sim, deve ser evitar engolir o esperma.

Isso porque, pode indicar algum infecção que o homem esteja e mesmo não sendo transmissível, pode causar algum dano à saúde da mulher.

Alimentos ricos em enxofre, como alho e cebola, tendem a deixar a coloração do esperma mais amarelada.

Inclusive, há diversos alimentos que podem alterar o sabor, o cheiro e até a composição do esperma, influenciando em níveis de algum elemento.

O ideal é que o homem tenha sempre uma dieta saudável, pratique exercícios, modere com cigarro e bebida alcoólica.

Esperma no olho faz mal?

Uma das maiores fantasias sexuais, tanto de homens como de mulheres está em “gozar na cara”, enquanto a parceira está praticando o sexo oral.

Porém, isso, diferente de engolir o esperma, pode sim causar mal a mulher, principalmente se o sêmen cair ou entrar em contato direto com o seu olho.

Em casos mais leves, o olho pode ficar irritado, com muita coceira e apresentando muita vermelhidão e inchado, como se estivesse apresentando uma reação alérgica.

Quando isso ocorre, deve-se lavar com soro fisiológico e esperar que a vermelhidão melhore. Se a irritação não passar, o ideal verificar com o oftalmologista, já que pode ter provocado uma conjuntivite.

Em casos mais graves, onde o homem é portador de alguma infecção ou doença sexualmente transmissível, o contato com os olhos é um meio de transmitir essas doenças.

Isso porque, o esperma do homem infectado carrega agentes de HIV, HPV, sífilis, clamídia, gonorreia e herpes, por exemplo.

 O contato do “ esperma doente” com a mucosa da boca, olhos e ouvidos é o principal responsável pelo contágio dessas DSTs.

Como Produzir Um Esperma Saudável

O ideal é que o homem se preocupe com a qualidade do esperma, tanto antes, como depois do sexo.

É sabido que se o casal estiver em uma noite com várias transas, o sêmen que sair na primeira ejaculação será completamente diferente do último.

Ele se tornará mais ralo e provavelmente será em menor quantidade. É como se realmente estivesse esvaziando um estoque e precisa aguardar que se produza mais.

Então, anote as dicas que o homem pode fazer para ter um esperma saudável e desta forma sempre garantir o prazer de sua parceira poder engolir.

  • Manter um peso saudável e praticar exercício físico com regularidade;
  • Fazer uma alimentação equilibrada, rica em frutas e vegetais que contêm antioxidantes;
  • Durma bem e garanta um estado emocional saudável;
  • Evitar pegar infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), como clamídia, gonorreia ou sífilis;
  • Fazer checkup constantemente, garantindo que não há qualquer problema com a saúde e não transmitirá doenças para sua parceira.

Uma dica de ouro do Blog da Gina é o homem comer abacaxi e canela. São alimentos que melhoram o gosto do esperma.

Você já deve ter escutado muita gente perguntando isso, se comer abacaxi muda o gosto do esperma, e de fato isso acontece.

O esperma fica mais adocicado se o homem tiver comido abacaxi nas últimas 24horas antes da relação.

Por outro lado, evite alimentos muito industrializados, cheios de açúcar, sal e conservantes, pois atrapalham muito na consistência do sêmen, inclusive podendo alterar o seu sabor e odor.

Se prevenir e se cuidar é sempre o melhor caminho, tanto para homens como mulheres.

O que não deve ser deixado de lado é o prazer.

Então, se você quer engolir o esperma, quando seu parceiro ejacular, vá em frente, tome apenas cuidado com seus olhos.

E mantenham sempre o diálogo, confiança e transparência. Identificado qualquer doença, o homem deve procurar um médico e usar preservativo.

Gostaram destas dicas?

Acompanhe o Blog da Gina e garanta sua saúde física, emocional e sexual com nossas dicas e orientações.


Fonte:

  • MCANINCH, Jack W.; LUE, Tom F. Urologia Geral de Smith e Tanagho. 18 ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. 687-693.
  • GUYTON Arthur, HALL John. Tratado de fisiologia médica. 13º. Brasil: Elsevier, 2017. 1021-1027.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!